Qual importância dá a seus seus glúteos?

Fortalecer os glúteos não é uma questão estética, é importantíssimo para prevenção e tratamento de lesões dos membros inferiores.


Notamos em 80% dos pacientes que tem passado na Clínica Salus, fraqueza significativa dos glúteos e/ou falta de consciência corporal na ativação dos mesmos.


É possível tratar uma dor no joelho, por exemplo, priorizando fortalecimento dos glúteos, em especial do glúteo médio, e conscientização de sua ativação em movimento, evitando assim o valgo dinâmico e consequente sobrecarga articular.


Valgo dinâmico? Você nunca ouviu falar nesse termo? Valgo, por definição, é um desvio angular no plano frontal em que o vértice se aproxima da linha mediana. Valgo dinâmico, portanto, resume-se a uma atitude em valgo sofrida por um ou ambos os joelhos durante um movimento, seja esse movimento uma caminhada, uma corrida, um agachamento ou um salto. Essa alteração biomecânica pode acarretar dor e provocar lesões nos pés, nos joelhos, nos quadris ou até na coluna.

 

Agora por quê mesmo é importante fortalecer os glúteos?
As fibras posteriores do glúteo médio e o glúteo máximo são rotadores laterais do quadril. Tendo-os fortes e treinando consciência corporal para sua ativação, evita-se a rotação medial do fêmur sobre a pelve, o que permite melhor controle do valgo dinâmico e, consequentemente, corrige biomecânica alterada de membros inferiores que pode ser causa principal de lesões e sobrecargas articulares.

 

INTERESSOU-SE SOBRE O TEMA? MARQUE UMA AVALIÇÃO CONOSCO E VENHA DESCOBRIR
QUE IMPORTÂNCIA VOCÊ DÁ A SEU GLÚTEO.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Leia também:

  • Facebook - White Circle

​© 2018 Clínica Salus. Todos os direitos reservados.